No dia 23 de abril de 1942, Olga Benario Prestes foi assassinada no campo de extermínio de Bernburg, na Alemanha, após ter sido entregue aos nazistas por Getúlio Vargas.
Olga iniciou sua militância ainda na juventude, nos anos 1920, momento em que a Alemanha passava por uma grave crise econômica e, vendo o sofrimento do/as trabalhadores/as, Olga decide se juntar às fileiras da Juventude Comunista, onde passa a militar ativamente.
Por sua convicção à revolução, seu comprometimento, dedicação e vontade de mudar o mundo, Olga foi enviada ao Brasil, em 1934, por determinação da Internacional Comunista, junto a Luís Carlos Prestes. Vivendo na clandestinidade, após a derrota do Levante Comunista, em 1935, Olga foi presa e deportada para a Alemanha nazista.
Mesmo grávida, Olga passou pelo campo de concentração de Ravensbruck, sendo submetida a trabalhos pesados, e, logo em seguida, foi transferida para o campo de concentração de Bernburg, onde foi executada em 1942.
Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo.
Até o último momento, manter-me-ei firme e com vontade de viver.
O Movimento de Mulheres Olga Benario foi fundado em 2011 para homenagear essa valorosa companheira e para lutar pelos direitos das mulheres e por uma nova sociedade, pelo socialismo. Nos organizamos em núcleos e estamos em mais de 20 estados do Brasil.
Mulher, entre em contato no estado mais próximo e junte-se à luta!